Ciência e inclusão

KEY 1.0 pretende promover a inclusão através da ciência, juntando duas vertentes que costumam estar bem separadas. A ideia do projeto nasceu à volta desta insólita união, que é muito mais do que um elemento caraterístico do trajeto pessoal do coordenador de KEY: é uma obsessão dele. Neste artigo, Giancarlo Pace vai descrever as razões…

Read more Ciência e inclusão

KEY contra o racismo.

Este projeto combate o racismo em duas formas. Primeiro, pretendemos criar, a partir da escola, uma discussão lúcida e aberta acerca dos fenómenos da migração. As razões pelas quais achamos que este é um trabalho contra o racismo, são descritas neste artigo. Aqui vamos apenas deixar assente que não pretendemos dizer aos alunos a nossa…

Read more KEY contra o racismo.

Acerca das migrações

KEY 1.0 enquadra-se no âmbito dum  esforço para promover a inovação no ensino  da  ciência, e tem também a  finalidade  específica  de contribuir para a inclusão de jovens migrantes.  Como  argumentámos no  artigo ciência e inclusão, achamos que o método pedagógico baseado na discussão é por si mais inclusivo,  porque motiva a turma através  dum…

Read more Acerca das migrações

Diálogo

A maneira  como alunas e  alunos interpretam um conteúdo,  depende das suas crenças  acerca da  natureza da  aprendizagem.  Nem  sempre estas “crenças epistemológicas” são  formuladas explicita e conscientemente pelo aluno, mas podem sempre ser individuadas  conversando com ele.  No caso específico da física, ela pode  ser vista, por um lado, como  uma coleção de regras,…

Read more Diálogo

Aprendizagem e intuição

Tal como Hammer explica muito bem no seu artigo do 1994, excelentemente relatado por Jorge Grave na formação que abriu as atividades de KEY, podemos facilmente identificar três caraterísticas distintivas na abordagem mais construtiva perante a aprendizagem da ciência. Vamos discuti-las a seguir. A nossa não é uma descrição fiel do texto do Hammer, mas…

Read more Aprendizagem e intuição