A nossa proposta tem dois cenários possíveis.

Uma parceria entre Key e professores:

propomos aos professores e professoras aderentes ao projecto que ensinem pelo menos um conteúdo curricular com um método baseado na discussão entre alunos e alunas. Poderão seguir a metodologia de Eric Mazur, “Peer Instructions” na sua forma original ou, com a nossa ajuda, encontrar em conjunto uma versão adaptada às necessidades e características específicas de cada turma e do seu contexto.

No final do período de utilização do Método pediremos a colaboração da turma para a realização de um vídeo cujo tema será a matéria aprendida nesta metodologia. Este vídeo destina-se à difusão online, com o objectivo de chegar a alunos de outras escolas, que podem beneficiar com a explicação da matéria por parte destes seus pares. Será dado protagonismo ao aluno migrante na filmagem destes vídeos, com o intuito de, por um lado, contribuir para a sua integração activa na turma e, por outro, deste vídeo poder ter uma versão online na língua materna do migrante. Forneceremos todo o material técnico e humano necessário á sua execução.

Para a produção da evidência científica integrante dos nossos objectivos, solicitamos a colaboração necessária para a avaliação do impacto do método, através de testes e formulários.

Uma parceria entre Key e a Escola

Constituição de um grupo de alunos com pelo menos um aluno migrante. A este grupo será ensinado uma matéria de Física por formadores da Equipa Key (licenciados e doutorados em Física), utilizando a metodologia Peer Instructions. A duração da actividade de formação será decidido em parceria com a escola. No final da formação será solicitado aos alunos a colaboração para a realização de um vídeo, tal como descrito na proposta A.

Igualmente será solicitada a colaboração para a avaliação do impacto da formação, como na proposta A.

Anúncios