O nosso plano consiste na seguinte estratégia de ação:

1) Formar e apoiar em contínuo professores e professoras do 3º Ciclo e do Secundário nos métodos de Aprendizagem pela Discussão entre Pares (ADP);

2) Estender para fora da sala de aula os efeitos da ADP através da produção de vídeos educativos sobre os temas lecionados com os métodos. Os alunos explicarão os conceitos aprendidos através deste método ao futuro espetador. Pretendemos, assim, criar bases para a construção de um extenso curso online, com os próprios alunos como autores e os conteúdos curriculares como tema. Sempre que possível, o protagonista será um ou uma jovem migrante, e haverá uma versão na sua língua materna, para que KEY possa chegar ao seu pais de origem.

3) Criar condições, através da promoção do diálogo e respeito mútuos, para uma discussão lúcida e séria sobre os fenómenos migratórios. A escola é um bom lugar para iniciar esta discussão. Os alunos serão incentivados a pensar pela própria cabeça, sem lhes serem dado instruções de ‘certo’ e ‘errado’. O processo de discussão será filmado e editado em vídeo para difusão online.

4) Desenvolver um estudo de pesquisa científica sobre o impacto da nossa intervenção na proficiência escolar, nas competências sociais, e no desenvolvimento do espírito crítico de alunos e alunas.

5) Disseminação das nossas atividades. Versões futuras deste blogue mostrarão o melhor do material produzido pelos alunos e alunas. Seminários, discussões e outros eventos serão organizados para divulgar o nosso trabalho.

Anúncios